Avaliação da Insegurança Hídrica na Comunidade de Wilma Flor, Município de São Paulo, SP.
Pesquisa de Iniciação Científica
O projeto de iniciação científica “Avaliação da Insegurança Hídrica na Comunidade de Wilma Flor, Município de São Paulo, SP” teve como objetivo avaliar quantitativamente os níveis de insegurança hídrica domiciliar na comunidade Wilma-Flor, Cidade Tiradentes, São Paulo – SP. A escolha do local como objeto de estudo foi motivada em decorrência do projeto de extensão “Cartografias do Acesso à água na pandemia da COVID-19”, o qual indicou condições de precariedade das moradias e baixa infraestrutura hídrica na região.
O estudo buscou entender como a insegurança hídrica domiciliar impacta o cotidiano dos moradores da comunidade, partindo das práticas e atividades existentes no domicílio para lidar com a falta de água quando ela ocorre. Com isso, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário eletrônico, no formato presencial, e posteriormente foram feitas análises quantitativas seguindo a metodologia da Escala de Experiências de Insegurança Hídrica Doméstica (HWISE).
Os resultados obtidos evidenciaram altos níveis de insegurança hídrica domiciliar na comunidade estudada, bem como, as estratégias de armazenamento e fontes alternativas adotadas para lidar com a falta d’água via sistema público. Baseado nisso, os resultados desta pesquisa podem servir como material de embasamento para reivindicações acerca do direito do à água na comunidade e no fomento à discussão e estudos dentro do tema, abrindo margem para futuros estudos que aprofundem a compreensão dos impactos tanto na qualidade de vida como na saúde dos indivíduos.

Financiamento:
PIC UFABC
Período de execução:
setembro 2022 a agosto 2023
Equipe:
Nathália de Cássia Costa – Pesquisadora
Vanessa Lucena Empinotti – Orientadora
Paula Alves Tomaz – Orientadora Adjunta
Veridiana Emilia Godoy – Pesquisadora
Marilene Ribeiro de Souza – Pesquisadora
Sheila Cristiane Santos Nobre – Pesquisadora
Parceiros:
Universidade Federal do ABC
União dos Movimentos de Moradia – UMM/SP
Laboratório Justiça Territorial
Publicações: