Clique sobre o mapa para ver as histórias de cada comunidade

Histórias de falta d’ água

Para entendermos melhor quais são as dificuldades que as pessoas têm em garantir água em casa, escolhemos entrevistar quatro moradores e uma liderança em nove comunidades localizadas no município de São Paulo. A escolha desses locais ocorreu a partir da análise das respostas que indicaram falta d’água, recebidas no questionário da primeira etapa. As comunidades entrevistadas atuam na UMM, CMP, FLM, e muitas delas são assessoradas pelo Centro Gaspar Garcia, Escritório Modelo da PUC, Peabiru, entre outros. Além disso, essas comunidades se localizam nas nove regiões de organização da União dos Movimentos de Moradia – UMM/SP, como mostra o mapa ao lado.

Foram entrevistadas, na sua maioria, mulheres negras de diferentes idades, renda, tipo de trabalho e arranjo familiar. Nestas entrevistas, que ocorreram nas comunidades com todos os cuidados necessários para garantir a saúde dos entrevistados e entrevistadores, fizemos perguntas sobre o tipo de infraestrutura presente na comunidade e nas habitações, sobre a existência de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, as estratégias utilizadas para garantir água nas atividades do dia a dia, a frequência da falta de água, o custo e impacto da tarifa ou da compra de água engarrafada na renda familiar.

As informações sobre gênero e cor de pele foram auto declaratórios. Os relatos são verídicos, mas os nomes foram mudados para proteger a identidade dos entrevistados.