Com o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, os problemas de falta d’água nas comunidades de baixa renda vieram à tona, pois, além do uso de máscaras, “lavar bem as mãos” é uma das principais formas de se proteger do contágio da doença. Como fazer isso sem água em casa?
O Laboratório Justiça Territorial da Universidade Federal do ABC, em parceria com a União dos Movimentos de Moradia, Central de Movimentos Populares, Universidade de Michigan e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos iniciaram uma pesquisa para entender melhor esses problemas e quem é mais afetado por eles.
Assim como a moradia, a água é um direito de todos, mas ambos ainda não estão garantidos. Então, vamos entender o que essa pesquisa fez, e como ela pode dar informações para que as comunidades possam enfrentar essa situação e articular suas lutas.
casos confirmados
internações
óbitos
Surge a ideia da pesquisa, como uma construção coletiva entre universidades e movimentos de moradia.
casos confirmados
internações
óbitos
De 04/05 a 04/06/2020 | Etapa 1: elaboração, divulgação e coleta de informações via formulário eletrônico, para RMSP e SP.
Em maio, a UFABC lançou edital (Edital UFABC nº 48/2020 – REIT 11.01) para projetos de pesquisa e extensão relacionados à pandemia da Covid-19.
casos confirmados
internações
óbitos
09/06/2020 | O projeto “Cartografias do acesso à água em moradias precárias na pandemia da Covid-19” foi aprovado pela UFABC
casos confirmados
internações
óbitos
A prefeitura lançou quatro boletins, três em abril/maio e o último em dezembro. As informações não seguem o mesmo padrão e as o que não permite seu acompanhamento. Os dados, a partir de julho, são do último boletim diário do mês anterior.
Finalização da etapa 1, com a consolidação de um banco de dados e georreferenciamento das informações, para a produção de mapas.
casos confirmados
internações
óbitos
Setembro a dezembro, 2020 | A partir dos mapeamento da etapa 1, foi desenvolvida a etapa 2. Foram identificadas nove comunidades no município de São Paulo, onde os problemas se mostraram mais graves. Nesses locais foram feitas entrevistas em maior profundidade, com o apoio de lideranças e membros dos movimentos de moradia. Assim, construímos as Histórias de falta d’água.
casos confirmados
internações
óbitos
Na segunda etapa do projeto buscamos identificar também quais ações o governo do Estado de São Paulo, principalmente a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo estavam realizando para melhorar o acesso à água nas comunidades.
casos confirmados
internações
óbitos
Janeiro a março 2021 – conclusão dos produtos finais da pesquisa, e publicação do Falta d’água e moradia popular na pandemia da Covid-19.